quarta-feira, dezembro 30, 2009

Acordo ortográfico sim, mas não







A partir de 1 de Janeiro de 2010 entramos numa nova etapa do novo Acordo Ortográfico. A coincidir com a entrada do ano e da década muitos agentes redactoriais darão início a uma nova postura, no que se refere à forma como encaram a polémica sobre a nova forma de escrever. Várias publicações tinham já aderido (jornal Record), agora é a vez de outros passarem a adoptar a nova ortografia (agência Lusa).
Agora, muitas são as publicações portuguesas que vão escrever em Portugal como os brasileiros escrevem no Brasil. Estes critérios arbitrários estão desde já a provocar grandes confusões na forma de ensinar a língua. Devemos escrever acto eleitoral ou ato eleitoral. Está correcto ou não está correto?
O escritor e jornalista Miguel Sousa Tavares sustentava a dada altura que “o Acordo Ortográfico é um acto colonial do Brasil sobre Portugal com regras que não são recíprocas”.
Uma coisa é certa, ainda não é no próximo ano lectivo que o acordo será aplicado nos novos manuais escolares. Pelo menos, é essa a promessa da ministra da Educação, Isabel Alçada.
Recorde-se que Portugal rubricou um compromisso que até 2014, irá gradualmente, implementar a uniformização gráfica da língua. Até lá, vamos convivendo com a dupla grafia.

Mas mesmo depois da entrada em vigor do Acordo Ortográfico vamos continuar a ter dupla grafia devido à diferença de pronúncia entre Portugal e Brasil: académico/acadêmico, amazónia/amazônia, anatómico/anatômico, António/Antônio, blasfémia/blasfêmia, cénico/cênico, cómodo/cômodo, efémero/efêmero, fenómeno/fenômeno, gémeo/gêmeo, género/gênero, génio/gênio, ténue/tênue, tónico/tônico e também bebé/bebê, bidé/bidê, canapé/canapê, caraté/caratê, cocó/cocô, croché/crochê, guiché/guichê, judo/judô, matiné/matinê, metro/metrô, puré/purê.
Exemplos práticos de alterações na grafia: cai o «h» como em «húmido» e fica úmido, desaparecem o «c» e o «p» nas palavras onde não se lêem (são mudos), como acção, acto, baptismo ou óptimo.
Mais exemplos de consoantes que desaparecem com o novo acordo: acionar, adjetival, adjetivo, adoção, adotar, afetivo, apocalítico, ativo, ator, atual, atualidade, batizar, coleção, coletivo, contração, correção, correto, dialetal, direção, direta, diretor, Egito, eletricidade, exatidão, exato, exceção, excecionalmente, exceções, fator, fatura, fração, hidroelétrico, inspetor, letivo, noturno, objeção, objeto, ótimo, projeto, respetiva, respetivamente, tatear.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue pretende ser um espaço de tertúlia nazarena que obedeça a critérios, onde deva imperar o espírito crítico aliado ao elemento criativo. Não se inscrevem neste conceito, os pretendentes a mensagens anónimas cujo pretensão é denegrir.