quinta-feira, dezembro 17, 2009

Mais recifes artificiais para a Nazaré




A Nazaré deve ter recebido a quinta remessa de recifes artificiais, tantas foram as vezes que já ouvimos falar neles. Desta vez, a instalação dos recifes artificiais tem assegurado o financiamento comunitário no âmbito do PROMAR, Programa Operacional Pesca para o período 2007-2013.
Não sabemos se ainda é desta ou se temos de esperar pela sexta remessa, porque o falta o visto do Tribunal de Contas. Ultimamente os juízes têm cortado tudo o que são projectos.
Como não temos muito dinheiro, os fundos comunitários pagarão 75% do investimento (1.187.071€), cabendo à Câmara Municipal da Nazaré os restantes 395. 690 mil euros.
A implantação de recifes artificiais ao largo da Nazaré está enquadrada no projecto âncora da autarquia “Viver o Mar” e foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR) e com o Instituto Politécnico de Leiria (IPLEI).
As estruturas de cimento armado serão colocadas entre a foz do rio Alcoa e a Praia do Salgado, a uma profundidade entre os 20 e os 23 metros.