segunda-feira, julho 02, 2012

Silly season, a estação boba

O período que vamos atravessar, a que os ingleses deram pomposamente o nome de ‘silly season’, é na verdade um momento de grande marasmo político, dado que toda a gente está centrada na atividade que condiciona a vida económica local.


 Ninguém parece estar interessado em falar de política no período que medeia entre a senhora da Vitória e a senhora da Nazaré. O tempo é literalmente ocupado na vertente económica.
No entretanto, vão-se passando atrocidades que deixam a descoberto fragilidades que me recuso a referir para não prejudicar a estação boba que todos nós vivemos. Há que desfrutar do momento, na certeza de que, o balanço será, certamente, feito.
Para a população em geral, agosto é o pior de todos os meses do ano, apesar de a Nazaré viver um dos picos da sua economia. Em agosto vêm à tona as insuficiências locais, fruto de um desenvolvimento mal calculado e que arrasta consigo as más gestões das últimas décadas.
A Nazaré deixou de poder ombrear com os destinos mais próximos e vê-se agora ultrapassado por São Martinho do Porto, só para referir a realidade mais próxima. A Nazaré tem fragilidades que não conhecem pai nem mãe. Ninguém é responsável pelo afastamento sucessivo do turismo que aliava massa humana com qualidade. Não se discute a quem se deve assacar a responsabilidade. A razão deste desprendimento é simples: Agora estamos na ‘silly season’ e amanhã já passou o ‘timing’. E tempo vai passando e os erros vão-se avolumando.
A verdade é que a Nazaré pode vir a ser preterida por outros destinos, já que ninguém aqui investe, nem por razões de ordem económica ou cultural nem por razões de ordem climatérica.
Na Nazaré proliferam ‘tabernas de luxo’ que se limitam à venda de carapaus e sardinhas: uma dose para quatro.
Pode argumentar-se que a conjuntura nacional não ajuda e que o dinheiro está “caro”. A realidade é válida para toda a gente e se os portugueses procuram o Algarve, então porque viraram costas à mais bela praia portuguesa? A resposta não se afigura fácil, mas uma boa sacudidela reporta as culpas para outras calendas, como se uma peneira tapasse o sol que todos nós recebemos.
A vinda de conterrâneos, que atropelam a nossa língua, esquecendo-se que ela é a nossa pátria, é algo que deve ser valorizado, dado que o perfil do nosso turista não foge muito dessa realidade. Devemos avançar para um turismo que faça coabitar ambas as realidades e faça coincidir turismo de massas com turismo de qualidade, porque a nossa hospitalidade sempre soube conviver simultaneamente com ambas, sem menosprezar nenhuma.
Terminada a estação ‘parva’ (silly) devemo-nos debruçar sobre a forma mais inteligente de dar a volta à vida económica local corrigindo os erros detectados. A culpa não pode morrer solteira, nem órfã de pai e mãe.              

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue pretende ser um espaço de tertúlia nazarena que obedeça a critérios, onde deva imperar o espírito crítico aliado ao elemento criativo. Não se inscrevem neste conceito, os pretendentes a mensagens anónimas cujo pretensão é denegrir.